Não use "privilégio branco" use isso no lugar
Primeiramente quero dizer que privilégio branco é real, como branco pobre, eu sei que se eu fosse negro pobre minha vida seria ainda mais difícil.
O que eu quero discutir o conceito de privilégio branco, que é real, mas sim como nós comunicamos com as pessoas menos privilegiadas e como a esquerda afasta as pessoas que deveria proteger e acabam alienando as pessoas de suas ideias.
Existe um motivo por que a direita cresce, é por que a esquerda se tornou intelectualista, se comunica de maneira difícil e prefere usar jargões a usar uma linguagem acessível.
Peguei o termo "privilégio branco" como exemplo de por que a linguagem da esquerda trabalha contra ela, e tento usar minha experiência como publicitário pra pensar numa alternativa mais utilitária.
Vamos imaginar o João da Silva, caminhoneiro, branco, pobre. Ele dirige o caminhão do patrão todo dia, usando aparelho no ouvido pra não dormir, ficando dias sem falar com sua esposa e filhos. João é branco.
Imaginemos também Elias Matos, também caminhoneiro, também pobre, e também passa pelas dificuldades que o João passa. Porém no posto de gasolina, Elias tem que pagar antes de abastecer pois o frentista não confia nele. Na hora de receber salário, o patrão de Elias paga menos, e quando há policia rodoviária, Elias sempre é parado para revistar carga, mesmo ele tendo prazos tão apertados quanto João.
João tem privilégios.
Mas entra o indivíduo de esquerda, ele vai decidir o que falar, e ele faz o seguinte:
Chega para o João e diz que ele tem que estar contente com sua vida, pois ele tem privilégios.
Chega pro Elias e diz que o João tem privilégios que ele não tem.
Nessa interação, a pessoa de esquerda basicamente disse que o mínimo de decência humana é im extra que o João tem, e disse pro João que ele devia estar feliz com sua vida miserável pois "tem gente pior".
Existe uma maneira melhor de trabalhar isso, usando "prejuizo ao negro" ao invés de privilégio branco, você evita normalizar a humanidade.
Ser tratado bem não é um privilégio, é o mínimo.
Chamar de privilégio branco é como dizer que uma mulher com um marido que ajuda na casa é uma mulher privilegiada, mesmo que o marido fazer tarefas domésticas seja o mínimo.
Por que falar em.prejuízo ao negro é melhor? Por que:
1. Deixa claro para João que ele não é obrigado a estar contente com a disparidade de classes que ele sofre
2. Reforça a ideia de que Elias está sendo prejudicado, e que é necessário mudar para que ele deixe de ser prejudicado
3. Traz o foco do problema para o negro, e ilumina que ele não está sendo tratado bem mas o branco tem privilégios, o negro está sendo PREJUDICADO pela sociedade.
E essa é minha opinião sobre pelo menos uma mudança que a esquerda pode fazer para atingir o público maior e se tornar mais relevante.
Peço a todos que mantenham a discução civil e pública, eu não vou responder nem visualizar mensagens inbox.
TLDR: Privilégio branco é um termo que normaliza o sofrimento do negro, prejuízo ao negro reforça que eles estão, em fato, sendo prejudicados
https://redd.it/iirkkk@reddit_brasil