Estudo Bíblico Diário


Гео и язык канала: не указан, не указан
Категория: не указана


http://www.devocionais.org
A melhor Biblioteca de livros cristãos:
http://bit.ly/2ZrbTlh

Связанные каналы

Гео и язык канала
не указан, не указан
Категория
не указана
Статистика
Фильтр публикаций


Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna. 1 João 5:12-13

A CERTEZA DA SALVAÇÃO (Parte 1)

Um homem jovem, duma família cristã, colocou sua fé em Cristo, o Filho de Deus, quando era bem novo, confessando seus pecados para Ele, tanto quanto podia lembrar-se deles. Todavia, ele não tinha certeza se Deus o tinha verdadeiramente perdoado e aceitado.

Uma noite seu pai lhe deu um folheto cristão para ler. Para sua surpresa, o mesmo forneceu a resposta para sua pergunta secreta: “Eu estou salvo?”. Isso o havia incomodado por algum tempo. Ocasionalmente ele se sentia seguro, mas então, novamente, começava a pensar se tudo aquilo não passava de uma ilusão. Seria ele alguém que desejava a salvação, mas que não a possuía?

O folheto tratou dessa questão. Ele explicava que uma pessoa não deveria considerar seus pensamentos e sentimentos, e nem mesmo suas crenças ou dúvidas, mas apenas as afirmações da Palavra de Deus. Se Deus declara que qualquer um que crer em Cristo tem vida, então isso é verdade, mesmo que os sentimentos de alguém levantem dúvidas.

Algum tempo depois, num encontro de jovens, nosso amigo recebeu encorajamento durante a pregação na qual foi enfatizado que Deus termina toda obra que Ele começa. Ele ouviu: “Deus começou a boa obra nos seus corações, e Ele irá completá-la. Por meio de Seu Espírito, Ele mesmo irá conceder a vocês a alegria e a certeza da salvação”.

Devocional Boa Semente - 13/11/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua. Provérbios 18:13

É POSSÍVEL CRITICAR A BÍBLIA ANTES DE LER A MESMA?

Um missionário, viajando através do México, parou num vilarejo por dois dias, para ali pregar o evangelho. Durante o calor do dia ele sentava do lado de fora do lugar onde estava hospedado e respondia a perguntas feitas por aqueles que passavam ali.

Um jovem se aproximou olhando para o missionário com o rosto resoluto e afirmou: “Eu vim discutir algumas coisas com você, porque eu não acredito no que você prega”. A resposta do missionário foi entregar-lhe uma Bíblia dizendo: “Este livro é a Palavra de Deus. Leia-o. Então, se você quiser, nós poderemos falar sobre o mesmo”. Bastante surpreso, o jovem pegou o livro, sentou-se à sombra duma árvore e começou a ler.

No dia seguinte, o missionário estava se despedindo de seus novos amigos. O jovem também estava ali. Ele gostaria de acompanhar o missionário no caminho. No próximo vilarejo ele entregou a Bíblia de volta dizendo: “É um livro interessante. Não encontrei nada nele que queira discutir com você”. O missionário respondeu: “Eu estou feliz, pois a Palavra de Deus precisa ser crida e não discutida. Continue sua pesquisa e você encontrará a vida eterna”. E ele deu a Bíblia de presente para o jovem.

Vinte anos depois o missionário retornou para aquele vilarejo e reconheceu o jovem, o qual estava muito feliz em contar a todos como havia sido conduzido ao arrependimento e à fé no Salvador Jesus por meio do livro de Deus. A Bíblia tinha se tornado seu grande tesouro. Ele não queria mais discutir suas instruções. Ele desejava vivê-las.

Devocional Boa Semente - 12/11/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:10

A SENHA PARA ENTRAR NO CÉU

Muitos comércios e prédios de escritórios estão fechados ao público. A entrada é permitida apenas para as pessoas que conhecem a senha ou possuem um cartão de identificação. Isso me faz lembrar do céu. Deus deseja que todas as pessoas sejam salvas e entrem no céu: “Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens sejam salvos, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos” (1 Timóteo 2:3-6). Esse é o lado de Deus nessa questão.

Agora, qual é o lado do ser humano? Jesus Cristo é o Mediador. Ele disse isso acerca de Si mesmo: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Ele também disse: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á” (João 10:9). Em certo sentido, Jesus Cristo é a senha. Não há outra possibilidade de salvação e de tornar-se filho de Deus exceto por meio dEle.

Entretanto, um mero conhecimento deste Nome e dessa Pessoa é insuficiente. Muitas pessoas sabem muito bem quem é Jesus Cristo. Eles também sabem que Suas palavras estão registradas na Bíblia. Ainda assim, tais pessoas estão eternamente perdidas. Por que? Falta-lhes a identificação pessoal. O Senhor lhes dirás: “Não vos conheço” (Mateus 25:12).

Devocional Boa Semente - 11/11/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


Quem dizem os homens que eu sou? Marcos 8:27

QUEM É JESUS CRISTO?

Essa é uma das questões mais relevantes da Bíblia. Sua resposta revela onde uma pessoa está no que diz respeito a sua relação com Deus, a qual determina aonde ela irá passar a eternidade. O Senhor Jesus quis saber o quê as pessoas diziam sobre Ele. E se a pergunta fosse feita a você, que resposta você daria? Assim como as pessoas nos dias de Jesus Cristo, você responderia que Ele era um profeta, ou um grande mestre, ou um bom homem? Embora tudo isso fosse verdade a Seu respeito, Ele era mais que isso.

O Senhor Jesus fez sete afirmações que definiam a Si mesmo no evangelho de João, revelando nelas as Suas glórias divinas como o Filho de Deus:

1. Eu sou o pão da vida (João 6:35).

2. Eu sou a luz do mundo (João 8:12).

3. Eu sou a porta das ovelhas (João 10:7).

4. Eu sou o bom Pastor (João 10:11).

5. Eu sou a ressurreição e a vida (João 11:25).

6. Eu sou o caminho, e a verdade e a vida (João 14:6).

7. Eu sou a videira verdadeira (João 15:1).

Após ouvir o que outros diziam sobre Ele, o Senhor Jesus faz a pergunta perscrutadora aos Seus discípulos: “Mas vós, quem dizeis que eu sou?” (v. 29). Pedro imediatamente respondeu: “Tu és o Cristo”. Pedro expressou sua fé pessoal no Senhor Jesus. Que refrigério deve ter sido para o Senhor ouvir a resposta de Pedro, em contraste à massa incrédula da nação de Israel!

Você pode dizer, sim, mas eles O viram e testemunharam tudo o que Ele fez, então era mais fácil para eles crerem. Porém, ouça o que Pedro escreveu posteriormente aos cristãos que não tiveram o privilégio de terem estado lá: “Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo indescritível e glorioso” (1Pedro 1:8). O próprio Senhor diz àqueles a quem escolheu para crerem nEle: “bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29). Você pertence a esse abençoado grupo?

Devocional Boa Semente - 10/11/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


“Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu à Casa do SENHOR; e Ezequias as estendeu perante o SENHOR” (2 Reis 19:14).

Essa foi a coisa mais sábia que Ezequias poderia ter feito. Ele recebeu uma carta ameaçadora de um rei poderoso. Em 2 Crônicas 32:17, lemos que este rei, Senaqueribe, "Escreveu também cartas, para blasfemar do SENHOR, Deus de Israel".

Aqui temos uma imagem de Ezequias pedindo a Deus para ler sua correspondência e ajudá-lo a responder. Quantas vezes ficamos sem saber como responder uma carta, um e-mail ou qualquer outra forma de mensagem? Certamente aqui neste acontecimento somos encorajados a levar tudo a Deus em oração.

Se você ler toda a história em 2 Reis 19, verá como Deus tratou todo o assunto “pessoalmente” e enviou por Isaías, o profeta, uma resposta muito tranquilizadora.
Talvez hoje você tenha recebido algo e esteja dizendo: “Não sei a resposta para essa mensagem”. Mostre ao Senhor e peça a Ele que o ajude.

Blog Exortações


Batei palmas… aclamai a Deus com voz de triunfo. Porque o SENHOR Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra. Salmo 47:1-2

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DOS SALMOS (Leia Salmo 47)

Este Salmo expressa a alegria que encherá o coração dos fiéis quando, após os julgamentos mencionados no Salmo 46, Cristo estabelecer Seu reinado. Israel terá uma posição de preeminência sobre todas as nações e lhes ensinará a cantar louvores a Deus por Sua glória e supremacia (vv. 3, 6; Isaías 2:2-3). Uma vez que o relacionamento do povo com Deus é estabelecido, o nome do Senhor reaparece (Salmo 46:7, 11). É Cristo que, finalmente reconhecido, toma Seu lugar como grande Rei sobre a terra (Zacarias 14:9). Cristo não reina sobre a Igreja; reina com ela. A Igreja estará na posição de rainha, ao lado de seu Esposo.

Amados leitores, como deve ser nosso louvor, uma vez que temos mais que um grande Rei? Temos um Salvador, um Senhor ressurreto, um Noivo celestial que ama Sua Igreja e está vindo para buscá-la. Nosso coração deve borbulhar com adoração ao Senhor Jesus, nosso Salvador, Pastor, Amigo, Profeta, Sacerdote, Rei, Senhor, Caminho, nossa Vida, Luz, e tudo mais! A Ele seja glória eternamente. Amém!

Devocional Boa Semente - 09/11/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


Aproveite o mês de Black Friday e ganhe FRETE GRÁTIS para qualquer lugar do Brasil na Loja Boa Semente.

http://bit.ly/2ZrbTlh

📖 @estudobiblicodiario


Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Mateus 27:22

O QUE VOCÊ FARÁ COM JESUS CRISTO?

Essa pergunta é tão importante hoje como nos dias quando o governador romano Pilatos formulou-a. Ele respondeu à mesma, ao seu próprio modo, ordenando que Jesus Cristo fosse crucificado, apesar de nenhuma acusação ter sido provada contra Ele.

Pilatos certamente deve ter se lembrado daquele dia em outra ocasião. É certo que Pilatos tinha ouvido que Jesus de Nazaré tinha feito apenas o bem para o povo, curando a muitos, em Sua jornada pela terra. Também percebeu que os líderes religiosos do povo, os sumo sacerdotes, estavam acusando a Jesus Cristo por pura inveja. Enquanto ele estava ocupado com o caso, recebeu uma mensagem de advertência vinda de sua esposa: “Não entres na questão desse justo” (Mateus 27:19).

Pilatos estava bem informado, tanto como governador quanto como juiz, como deveria ser. Ele não encontrou nenhuma culpa naquele Homem. No entanto, ele condenou o inocente. Não foi mesmo uma grande injustiça que ele ordenou que o Senhor Jesus fosse chicoteado? Pelo menos ele tentou libertar a Cristo, como era o costume durante a festa da Páscoa. Que o povo exigiria a libertação do assassino Barrabás era algo que ele não podia ter antecipado.

“Que farei de Jesus?” Com esta pergunta ele deixou o julgamento para o povo, para que pudesse lavar suas próprias mãos em inocência e exclamar: “Estou inocente do sangue deste justo” (Mateus 27:24).

Pilatos cedeu às exigências da turba, e decidiu contra Jesus Cristo. E você? Ouça a verdade e decida a favor do Filho de Deus.

Devocional Boa Semente - 08/11/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É insondável o seu entendimento. Isaías 40:28

O DEUS ETERNO

Deus, nosso Criador, é um Deus eterno. Ele é sem princípio ou fim. O Novo Testamento afirma o seguinte acerca dEle: “Aquele que tem, ele só, a imortalidade” (1 Timóteo 6:16). O significado disso vai muito além de uma vida que nunca termina. Deus não pode ser alcançado pela morte. Ele apenas é, de fato, eterno.

Isso está bem conectado com a afirmação que Ele também é o “Deus vivo” (cf. Mateus 16:16; 1 Timóteo 3:15). Ele é a fonte de toda a vida, e possui a imortalidade em Si mesmo.

Por outro lado, a raça humana teve um princípio. Por esse motivo ela não é eterna, apesar que a alma existirá na eternidade. A “imortalidade” no sentido de 1 Timóteo 6:16 é algo bem distinto. Acerca dos crentes é dito que: “o que é mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:53). A imortalidade nos é concedida, mas para Deus é parte de Sua essência.

Não é mesmo algo encorajador saber que o Deus no qual descansamos é um Deus eterno, que é o único que possui imortalidade? Tudo ao nosso redor está sujeito ao declínio e decadência. Mas nós conhecemos Aquele que é eterno. Ele nos dá a coragem por meio de Sua Palavra: “Porque eu, o SENHOR, não mudo” (Malaquias 3:6).

Nosso Deus eterno não se cansa em Suas atividades a favor de Suas criaturas. Seu entendimento é insondável e Suas ações decorrentes do mesmo, geralmente, excedem nossa compreensão. Apesar disso, nós podemos confiar em Deus absolutamente.

Devocional Boa Semente - 07/11/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

LUZ E TREVAS

Nas profundezas da selva africana, um missionário e seu assistente visitaram um vilarejo pagão. O local não tinha apenas grande reputação por causa da marcante idolatria, mas também porque ali se encontrava um seminário para feiticeiros, onde aprendizes eram ensinados acerca de práticas ilegais, que eram, sob qualquer perspectiva, perigosas.

As duas testemunhas do evangelho não foram impedidas por tais coisas. Eles sentiam que tinham a comissão de trazer as boas novas de Jesus Cristo para o chefe da vila. Os africanos ouviram ao missionário, e quando ele terminou sua pregação, o chefe falou:

“Vocês dizem que estão trazendo a luz porque nós estamos em trevas. A última coisa que nós queremos é luz, pois isso permitiria às pessoas enxergarem o que fazemos. Nós nos sentimos perfeitamente bem nas trevas e nelas queremos permanecer”. Outro membro da tribo declarou: “Eu endosso as palavras do nosso chefe”. Um terceiro acrescentou: “Nós somos muito velhos para mudar nossos caminhos”. E o quarto apresentou a seguinte desculpa: “De qualquer forma, nós somos estúpidos demais”. E um quinto disse: “Vamos aguardar”.

Então, dois jovens com aproximadamente 15 anos de idade, se levantaram e gritaram: “Nós estamos cheios de trevas. Nós ansiamos por luz e salvação!”.

“Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz” (Salmo 36:9).

“Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem” (Salmo 43:3).

Devocional Boa Semente - 06/11/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. João 17:24

A GLÓRIA ETERNA DE JESUS CRISTO

Por que razão o Senhor Jesus deseja ter os crentes junto a Ele? É para que todos os nossos cuidados fiquem no passado? Ele bem sabe que nós somos oprimidos com cuidados enquanto estamos na terra, e gostaríamos de nos libertar dos mesmos.

Será que o Senhor Jesus nos quer com Ele para que não mais experimentemos doenças, luto ou dor? Ele sabe que tipo de fardo essas coisas são, e que aguardamos a redenção do nosso corpo. É verdade que toda forma de problema será algo do passado quando estivermos com Ele, e o Senhor bem sabe que nós associamos essa expectativa com Sua vinda.

Entretanto, é como se Ele dissesse: “Eu farei muito mais por vocês do que apenas livrá-los de suas provações e problemas. Vocês irão contemplar a minha glória!”.

Ele irá nos mostrar aspectos de Sua glória que irão nos deixar admirados e numa atitude de adoração — a glória que Ele tinha desde a eternidade; a glória que Ele obteve aqui na terra por meio de Sua morte na cruz e de Sua ressurreição; Sua glória como do Cordeiro que foi morto e também como o Noivo unido com sua noiva, a Igreja; e também Sua glória como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Contemplar essas coisas como redimidos, e sermos testemunhas de tal visão, vai muito além da nossa imaginação.

Que alegria e satisfação será para o Senhor Jesus revelar toda Sua glória para nós! Enquanto olhamos para a mesma com surpresa, iremos louvá-Lo e adorá-Lo por toda a eternidade.

Devocional Boa Semente - 05/11/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


Todos se extraviaram... cuja boca está cheia de maldição e amargura. Romanos 3:12,14

UM CORAÇÃO PURO

A rua comercial está agitada. Ônibus, carros e caminhões formam uma longa fila, e os pedestres correm de um lado para o outro. De repente, alguns delem param: no meio fio, um homem vestindo roupas gastas e rasgadas, anda falando impropérios em voz alta e sem parar, abafando, até mesmo, o barulho do trânsito. De sua boca procedem as expressões mais vulgares; não há fim para as mesmas, e a rua é bem longa.

A maioria das pessoas balançam suas cabeças diante desta cena, mas eu me lembrei do versículo das Escrituras acima. Por estar falando daquela maneira, o homem certamente estava bêbado e havia perdido o controle. Mas pode tal linguagem proceder da boca de alguém, se não estiver profundamente arraigada no coração?

É possível alguém usar palavras tão vis se as mesmas não pertencem ao seu vocabulário e pensamentos? E quantas maldições são constantemente proferidas por muitos nas mais diversas ocasiões?

Talvez seja algo novo para você saber que Deus toma nota de cada palavra proferida. Ele considera toda maldição como algo mau, um sinal de impiedade. Ele criou o ser humano para agir de outra maneira. O homem é responsável por sua própria má conduta.

Maus hábitos devem ser removidos de nossas vidas, tanto perante Deus quanto diante dos homens. Mas antes, a origem deste mal precisa ser corrigida. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro” (Salmo 51:10), foi a oração de Davi, muito apropriada por sinal. Sem a ação de Deus, tal purificação não poderá ser bem-sucedida. Deus deseja mudar e limpar o coração atormentado e impuro por meio da fé em Jesus Cristo e Sua morte na cruz.

Devocional Boa Semente - 04/11/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


As suas mãos são como anéis de ouro engastados de berilo; o seu ventre como alvo marfim, coberto de safiras. Cantares 5:14

PRECIOSAS MÃOS

“As suas mãos são como anéis de ouro engastados de berilo”. Sua cabeça é como ouro puro e da mesma forma são as Suas mãos — Seus pensamentos tanto quanto Suas ações. Os céus são obra de Seus dedos (Salmo 8:3). Sua mão tocou o leproso e ele ficou limpo. Tocou o olho do cego e ele pôde ver. Tocou o esquife de um jovem morto e quando lhe disse para levantar, ele imediatamente se assentou e falou, e foi restaurado à sua mãe viúva (Lucas 7:11-15). O berilo adiciona beleza à simbólica imagem e, junto com o ouro, fala de glória e perfeição nas obras desta maravilhosa Pessoa, nosso amado Senhor. E ainda, o homem em sua tolice, ou melhor, nós em nossa maldade, furamos aquelas mãos douradas com crueldade, com pregos, para pendurá-Lo sobre a cruz.

“O seu ventre como alvo marfim, coberto de safiras”. A palavra que aqui é traduzida por “ventre”, no versículo 4 é traduzida por “entranhas”: “e as minhas entranhas estremeceram por amor dele”. Isso significa sentimentos interiores e emoções profundas de alguém, como também lemos em Colossenses 3:12: “entranhas de misericórdia, de benignidade”. A cor branca, que fala de Sua pureza absoluta, é vista novamente no marfim. Ela começa afirmando que seu Amado é branco (v. 10); depois que Seus olhos são como os das pombas, lavados em leite (v. 12); e Seus lábios brancos como os lírios, e agora Seu ventre é como o marfim. De fato, Ele é absolutamente santo, o Santo de Deus que podia desafiar os líderes religiosos da nação, dizendo: “Quem dentre vós me convence de pecado?” (João 8:46). Santa compaixão foi vista durante Sua vida de uma maneira maravilhosa e gloriosa, seja para com os Seus discípulos, a quem Ele amou da mesma forma que o Pai O havia amado, ou para com as multidões que O seguiam, às quais Ele via como ovelhas sem pastor, ou ainda para com os inimigos que O pregaram na cruz, pelos quais Ele pediu por perdão. Verdadeiramente, não há ninguém semelhante a Ti, Senhor Jesus! Ensine-nos a seguir o Teu exemplo.

Devocional Boa Semente - 03/11/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1

MARTINHO LUTERO (2)

Como foi que Martinho Lutero encontrou a paz que sua consciência desejava? Vamos deixá-lo falar por si mesmo: “Eu não podia amar a justiça de Deus que punia os pecadores; pelo contrário, eu odiava a Deus. Mesmo que eu vivesse de modo imaculado como um monge, sentia que, diante de Deus, eu era um pecador e minha consciência me atormentava”.

Não foi apenas na Epístola aos Romanos, mas também nos Salmos, que Lutero leu acerca da salvação por meio da justiça de Deus (cf. Salmo 31:1). Ele precisava descobrir com certeza o que a expressão bíblica “a justiça de Deus” significava. Ele escreveu:

“Então Deus teve misericórdia de mim. Eu estava ocupado em meus pensamentos até que, finalmente, notei o contexto destas palavras: ‘nele (i.e., o evangelho) se descobre a justiça de Deus... como está escrito: o justo viverá pela fé’ (Romanos 1:17).

Eu comecei a entender que a justiça de Deus era uma, e por meio da qual o justo vive pela fé, a qual é um dom de Deus. Comecei a perceber que este era o sentido: a justiça de Deus, por meio da qual nosso misericordioso Deus nos justifica por meio da fé, está revelada no evangelho, como afirmado: o justo viverá pela fé. Eu me senti bem e verdadeiramente nascido de novo.

“A justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem... Para demonstração da Sua justiça neste tempo presente, para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus’ (Romanos 3:22, 26).”

Devocional Boa Semente - 31/10/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


[O] evangelho de Cristo... é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê... Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Romanos 1:16-17

MARTINHO LUTERO (1)

No dia 2 de julho de 1505, Martinho Lutero estava indo de Mansfeld para Erfurt. No cume duma montanha ele se deparou com uma violenta tempestade. Um raio caiu próximo a ele. Apavorado, Lutero fez um voto que se tornaria um monge. Alguns dias depois ele entrou para o monastério agostiniano em Erfurt.

Lutero tinha apenas um objetivo diante de si: obter a salvação de sua alma. Então ele era meticuloso com respeito às regras e obrigações do monastério.

O jovem monge recebeu uma Bíblia latina, encadernada com couro vermelho, a qual estudou zelosamente. Entretanto, ele a leu sob a influência da teologia escolástica, que era dominante naqueles dias, a qual ensinava que o homem era capaz de cumprir as exigências de Deus com base em seus próprios esforços. Então, Lutero se empenhou, com uma persistência obstinada, para aproximar-se de Deus por meio duma vida santa.

Por meio da Bíblia ele tornou-se mais e mais consciente das justas exigências de Deus, e quando pensava em si mesmo, descobria chocado a frequência com que transgredia os mandamentos do Senhor.

Apesar de todas as suas penitências, castigos autoimpostos e jejuns, Lutero nunca encontrou paz no seu coração. Quanto mais ele se esforçava, maior se tornava a tentação e o seu desespero, e mais consciente tornava-se de sua própria pecaminosidade. Lendo na Bíblia acerca da justiça de Deus, ele só conseguia pensar no juízo divino. A questão de como ele poderia encontrar um Deus gracioso o atormentava.

Devocional Boa Semente - 30/10/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


Bem-aventurado o homem que... tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmo 1:1-3

BEM-AVENTURADO O HOMEM! (LEIA O SALMO 1)

O livro dos Salmos tem início com uma exclamação forte, porém gentil: “Bem-aventurado o homem...”. Ele nos fala de nossa alegria quando lemos e meditamos nas Sagradas Escrituras, não com o intuito de nos distrairmos, mas como parte dum tempo separado para ouvirmos Deus falar conosco por meio de Sua Palavra, a Bíblia. Um tempo para analisar o sentido da Palavra e refletir na implicação de Sua mensagem para nossas vidas.

Do mesmo modo como uma árvore próxima dum rio vive da água absorvida por suas raízes, o crente vive da Palavra que rega seus pensamentos, renova seu coração e produz o fruto de Deus em sua vida.

O fruto de uma árvore é sinal de vida: a vida de Deus precisa ser vista no crente. Isso excede as boas obras. Ele faz o que é certo, verdadeiro, agradável para Deus e bom para seu próximo.

O que guia meus pensamentos e me dá força para compreender esse tipo de vida? É a Palavra de Deus que me faz feliz e me diz, acima de tudo, quem é Deus e qual o Seu propósito em relação à minha vida. A Palavra de Deus deve encher nossos corações. É a Bíblia o guia da nossa vida? O que ela produz no dia a dia? Perdão, generosidade, serviço, visitas, orações e louvor — todos frutos que Deus deseja ver em cada um de Seus filhos e que contribuem para a alegria daquele que é guiado dessa maneira. A Bíblia dirige nossos olhos para Cristo, que foi o único que demonstrou as características descritas nesse Salmo em toda sua plenitude.

Devocional Boa Semente - 28/10/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


O Senhor Jesus... disse: Isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. 1 Coríntios 11:23-24

RECORDAÇÃO PELOS EMBLEMAS

O Senhor Jesus quer ser lembrado por aqueles que Ele amou até o fim. Ele se importou com esses corações sem valor, morreu para fazê-los Seus, e espera que façam recordação dEle — dando-nos apenas o que pode ser a doce expressão dEle e de Sua morte por nós. Ao participarmos da Ceia do Senhor, mostramos que O amamos e anunciamos a Sua morte neste mundo que O lançou fora. Ele espera isso, apenas com este sinal de Si mesmo: “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Coríntios 11:26).

É no cenário que foi desolado pela morte de Cristo, no qual ela, a assembleia de Cristo, não encontra descanso para o seu coração, apenas persiste em torno do lugar onde Sua cruz e túmulo expressam o sentimento do mundo para com Ele. Nós O conhecemos na glória pela fé, e temos descanso na comunhão com Ele ali. Isso somente faz sentir mais intensamente a rejeição do mundo para com Ele, à medida que trilhamos nosso caminho aqui. É pela cruz que agora o mundo está crucificado para nós e nós para o mundo. Passamos em nossos corações por essa marcada cena, e fugimos em espírito o mais longe possível dela, pois estamos apenas procurando a mais completa identificação com Ele em Sua rejeição, como a melhor e mais brilhante porção que Ele nos dá neste mundo.

Essa não é uma realização que cabe apenas a um cristão avançado, mas é o que Cristo procura de cada coração que O ama. Ouça-O dizer: “Fazei isto em memória de mim”, e novamente: “anunciais a morte do Senhor, até que venha”. Não é como se Ele estivesse dizendo: “Vocês sentem a minha falta? Vocês anseiam por Meu retorno?”. Que respostas os nossos corações dão a esses desafios do Seu amor?

Devocional Boa Semente - 27/10/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi. Gênesis 3:10

JESUS CRISTO LIBERTA DO MEDO

Essa afirmação de Adão, o primeiro ser humano, poderia servir como um título sobre a vida de todos os seus descendentes. As pessoas têm medo; elas temem tanto a vida como a morte. Elas têm medo por causa de seu passado e medo do futuro. Eles temem outras pessoas, o silêncio e a solidão. Essa lista poderia se estender ao infinito.

Qual é a razão básica para isto? Nós descobrimos a resposta nas primeiras páginas da Bíblia. Deus criou o homem livre de qualquer ansiedade, e desejava manter comunhão com ele. Todavia, uma vez que o primeiro casal humano desejou guiar sua vida de acordo com a própria vontade, independente de Deus, o pecado entrou no mundo e separou os seres humanos de Deus. Isso causou o medo. A primeira coisa que Adão disse para Deus depois da queda foi: “Temi”. Era uma nova experiência para ele, mas desde então o medo persegue todas as pessoas.

Deus não quer que o homem seja escravo de seu medo. Ele nos mostra o caminho para escapar e sermos livres da pressão do medo. Jesus Cristo é o caminho.

O Filho de Deus tornou-se Homem e entrou neste mundo de medo para remover sua causa: a separação de Deus. Para fazer isso Ele foi abandonado por Deus e julgado na cruz do Calvário como o substituto do homem culpado. Ali, durante as três horas de trevas, Ele experimentou uma angústia sem precedentes. Ele clamou: “Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste?”. Ele sofreu tudo com o objetivo de livrar “todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão” (Hebreus 2:15). Desse modo, Ele tornou-Se o Salvador e Auxiliador de todos que se entregam a Ele.

Devocional Boa Semente - 25/10/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre. Isaías 32:17

O PONTO CRUCIAL NA VIDA DE ALGUÉM (2)

Rose Warner experimentou o poder dos demônios e desejava livrar-se deles. Ela começou a ler a Bíblia desde o princípio. Mas precisava de orientação; tinha muitas coisas que ela não conseguia entender. Ela tinha uma premonição da grandeza e da bondade de Deus, mas não encontrava um caminho de acesso a Ele. Ela tornou-se cada vez mais consciente de seu pecado. Como ela havia se distanciado de Deus! Ela procurou alguém que pudesse lhe explicar o caminho para Deus a partir da Bíblia.

Em setembro de 1939, um amigo levou Rose para ouvir um missionário estadunidense pregar em Budapeste.

Naquela noite, numa conversa com o missionário, muitos de seus problemas foram resolvidos. De volta à sua casa, Rose leu no Evangelho de João como o Senhor Jesus disse para o mestre Nicodemos que ele “precisava nascer de novo”.

“Nascer de novo!” Se isso fosse possível... Ela desejava começar sua vida outra vez. Naquela noite, Rose se ajoelhou diante de Deus e lhe contou todos os seus problemas, sua culpa e desespero. “Eu entreguei meu coração, integralmente, para o Messias e Redentor, o Senhor Jesus Cristo. No mesmo instante eu entreguei minha vida para Ele.” Essas são suas próprias palavras.

Naquela noite ela nasceu de novo. Ela obteve perdão e libertação dos fardos do ocultismo. Com grande alegria ela leu o versículo de hoje, de Isaías 32.

Rose conhecia a fúria e o poder dos demônios, mas ela aprendeu que Deus é mais forte do que qualquer poder neste mundo. Essa experiência deu a ela uma coragem permanente, especialmente quando estava nos campos de concentração.

Devocional Boa Semente - 22/10/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario


Porventura não consultará o povo a seu Deus? Isaías 8:19

O PONTO CRUCIAL NA VIDA DE ALGUÉM (1)

Rose Warner nasceu na Tchecoslováquia, de pais judeus. Em 1939, aos 30 anos, ela descobriu a fé em Jesus Cristo e colocou sua vida à disposição do Senhor. Ela compartilhou com os judeus na Hungria e na Tchecoslováquia o que Cristo significava para ela, e explicou como as profecias no Antigo Testamento foram cumpridas em Jesus Cristo.

Depois, durante os horrores dos campos de concentração em Auschwitz, Gelsenkirchen-Horst e Bergen-Belsen, sua fé em Cristo e nas promessas de Deus na Bíblia tornaram-se motivo de força para muitos. Mais tarde, durante muitos anos em Israel, ela teve a oportunidade de testemunhar que o Filho de Deus era seu Senhor e Salvador. No entanto, sua vida anterior havia sido muito diferente. Artistas e intelectuais de seu bairro haviam atraído Rose para dentro duma rede espírita. Por muito tempo ela acreditou que espíritos podiam vir e ir conforme a vontade dela. No entanto, subitamente, ela descobriu que o contrário era verdadeiro: os demônios exerciam um controle assustador em sua vida — a ponto de levá-la a ter pensamentos suicidas. O grupo a que pertencia procurou ser cuidadoso; eles liam a Bíblia antes das sessões, de tal forma a fazer contato exclusivamente com “espíritos bons”. Mas logo, até isso se provou enganoso.

Ninguém em seu grupo acreditava que a Bíblia era a Palavra de Deus, e no entanto, buscavam auxílio na mesma e, por acaso, se depararam com o versículo de Isaías 8:19: “Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?”. Para eles havia chegado o tempo de tomar uma decisão.

Devocional Boa Semente - 21/10/2019

📖 http://t.me/estudobiblicodiario

Показано 20 последних публикаций.

2 973

подписчиков
Статистика канала