553 - CitadelSinopse: Tommy vê um grupo de crianças encapuzadas atacando sua esposa grávida. O bebê sobrevive, mas a mãe entra em coma. Após o acontecido, Tommy desenvolve uma agorafobia aguda e pensa que está sendo perseguido por crianças.
Comentário: Embora este filme tenha sido feito graças ao patrocínio da diretoria de cinema irlandesa, está longe de ser um dogma católico. O personagem que interpreta o padre renuncia totalmente à religião e o terror do
filme é uma adição original e recente ao gênero. Está cheio de boas ideias e pode ser relacionado a fenômenos relativamente recentes; a expansão urbana e a criação de enormes blocos planos fora dos centros das cidades, prevalecentes em todo o Reino Unido. O mais assustador talvez represente os jovens insatisfeitos que se escondem da enorme coleção de câmeras de segurança que ditam suas vidas. Gerações de jovens que vendem drogas escondem sua identidade por trás de moletons; que teria adivinhado 20 anos atrás que ser abordado por um grupo de jovens vestindo agasalhos seria um fenômeno tão ameaçador. Neste filme, o uso criativo é feito desse medo. O filme está longe de ser perfeito, mas o mais importante é sua originalidade, o medo é criado do jeito que deveria ser, pois o suspense, e a implicação do horror criado por seus temas não requerem um enorme derramamento de sangue ou efeitos especiais nojentos para inquietar e perturbar você. Estou feliz por ter visto este filme; prova novamente que adições verdadeiramente boas ao gênero não se originam de Hollywood e não exigem sua aprovação para serem feitas.