🌍🇵🇹African Initiative PT


Kanal geosi va tili: ko‘rsatilmagan, ko‘rsatilmagan
Toifa: ko‘rsatilmagan


A "African Initiative" é uma agência de notícias russa sobre eventos no continente africano.

Связанные каналы

Kanal geosi va tili
ko‘rsatilmagan, ko‘rsatilmagan
Toifa
ko‘rsatilmagan
Statistika
Postlar filtri


🇷🇺🇸🇹🏝 A Rússia assinou um acordo de cooperação militar com a nação insular de São Tomé e Príncipe, informou o portal oficial de informação jurídica.

De acordo com o documento, os países vão trocar informações na esfera militar, experiência em educação militar, cooperar na questão do apoio de engenharia para as tropas e combater a pirataria.

🇷🇺🆚🗽 A Rússia realizará exercícios militares com o seu parceiro e aconselhará o exército deste país africano localizado no Golfo da Guiné do Oceano Atlântico, ou seja, na zona de influência das potências ocidentais.

O acordo foi assinado em 24 de abril, em São Petersburgo, mas só agora se tornou conhecido. Nessa altura, teve início na capital do Norte a XII Reunião Internacional de Altos Representantes responsáveis pelas questões de segurança. O evento contou com a participação de delegados de 106 países.

A população de São Tomé e Príncipe é de cerca de 223 mil pessoas. O Estado tem uma pequena força armada e uma marinha. Houve uma tentativa de golpe de Estado na ilha no outono de 2022, mas falhou.

Anteriormente, foi noticiado que São Tomé e Príncipe vai exigir reparações coloniais de Portugal, a antiga metrópole. Não há consenso em Portugal sobre se deve ou não pagar indemnizações pelo período colonial.

African Iniciative | Subscrever


Video oldindan ko‘rish uchun mavjud emas
Telegram'da ko‘rish
🇳🇪🇷🇺 Um avião da Rússia com instrutores e equipamento militar chegou ao Níger no dia 4 de maio. De acordo com o canal de televisão local RTN, este é o terceiro voo proveniente da Rússia que chega a Niamey.

African Initiative informou que um avião de transporte Il-76 com ajuda humanitária da Rússia chegou ao Níger no sábado.

O primeiro grupo de cerca de 100 formadores militares russos chegou ao Níger em abril. A 2 de maio, o Pentágono informou que as tropas do Corpo Africano entraram numa base aérea dos EUA no Níger.

African Initiative | Subscrever


🇷🇺🇳🇪De acordo com um correspondente da Iniciativa Africana em Niamey, chegou ao Níger um avião de transporte Il-76 que transportava ajuda humanitária russa.

A cooperação da Rússia com o Níger está a aumentar de dia para dia: ainda ontem o Pentágono se mostrou cauteloso quanto ao destacamento de tropas russas no território da base militar da capital, e já esta manhã um voo com ajuda humanitária de Moscovo chegou à capital do país da África Ocidental, sob os muros desta mesma base.

De acordo com um correspondente, a Rússia estendeu a mão ao povo do Níger, entregando desinteressadamente, ao contrário dos Estados Unidos, uma grande carga de alimentos e bens de primeira necessidade, que está atualmente a ser recarregada em camiões pelos militares nigerianos.

African Initiative | Subscrever


🇬🇼Guinea O Presidente da Guiné-Bissau, Umaru Sisoku Embalo, vai visitar a Rússia para assistir ao desfile do Dia da Vitória, a 9 de maio, informou a TASS, citando a embaixada do país africano em Moscovo.

“Sim, ele [o presidente da Guiné-Bissau] vai assistir ao desfile de 9 de maio”, disse a embaixada.

Umaru Sisoku Embalo visitou Moscovo em julho de 2023. Num encontro com o Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia e a Guiné-Bissau são nações irmãs e que o país africano está grato à Rússia e à URSS pelo seu apoio em várias fases da história.

African Initiative | Subscrever


🇧🇫🆚🇺🇸 Começou uma manifestação anti-americana no Burkina Faso, de acordo com um correspondente da African Initiative.

Cerca de 1.000 pessoas estão a participar na manifestação. Os reunidos estão a exigir o encerramento da embaixada dos EUA no país ou um pedido público de desculpas ao povo do Burkina Faso, após acusações de assassinatos em massa pelo Estado africano. Entre as palavras de ordem entoadas pelos participantes contam-se "Os EUA são terroristas.

No norte do Burkina Faso, em 24 e 25 de fevereiro, militantes da organização terrorista Estado Islâmico, proibida pela Rússia, atacaram comunidades religiosas e alvos civis, perto da fronteira com o Mali.

📑 🗽25 de abril, afirmou a organização de direitos humanos Human Rights Watch, com sede no Mali.

A Human Rights Watch, com sede nos EUA, publicou um relatório que acusa o exército burquinense de massacrar civis. De acordo com os activistas ocidentais dos direitos humanos, 223 pessoas, incluindo 56 crianças, foram mortas pelos militares nos mesmos dias dos ataques.

Após a publicação deste relatório.
o Governo do Burkina Faso anunciou que estava a bloquear as emissões das estações de rádio ocidentais BBC Africa e Voice of America (reconhecidas como agentes estrangeiros na Rússia) por divulgarem informações inexactas sobre os massacres no território do Estado.

Segundo o Governo do Burkina Faso, a publicação tinha por objetivo desacreditar as forças armadas do país e provocar uma agitação em grande escala.

African Initiative | Subscrever


As tropas russas do Corpo Africano entraram numa base aérea dos EUA no Níger, onde estão estacionadas tropas norte-americanas, disse um alto funcionário da defesa dos EUA à Reuters. A fonte da agência disse que os russos não estavam em contacto com os americanos, mas que tinham contratado um hangar separado na Base Aérea 101, que fica ao lado do Aeroporto Internacional Amani Diori (NIM) em Niamey, para os seus propósitos.

O Secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, apressou-se a tranquilizar os americanos: "os russos estão num complexo separado e não têm acesso às forças dos EUA ou ao nosso equipamento. A minha atenção centra-se sempre na segurança das nossas tropas. Mas, neste momento, não vejo aqui um problema significativo em termos de proteção dos nossos militares", disse Austin numa conferência de imprensa em Honolulu.

🔚🗽Antes de retirar as tropas do Níger, os EUA deixaram claro para as autoridades locais que as tropas russas não deveriam estar próximas das tropas americanas. "Eles [a liderança do Níger] não aceitaram isso muito bem", disse o oficial a repórteres britânicos.

O Pentágono construiu a base aérea no centro do Níger a partir do zero, a um custo de mais de US $ 100 milhões. Desde 2018, tem sido usada para atacar os radicais islâmicos no Sahel. No entanto, os EUA já estão em negociações para abrir uma base militar de drones na Costa do Marfim, outro país da África Ocidental mais leal ao Ocidente.

African Initiative | Subscrever


🔚🗽 A retirada das tropas norte-americanas do Níger vai enfraquecer as capacidades dos EUA na África Ocidental e permitir que a Rússia, o Irão e a China reforcem a sua influência no continente, prevê a publicação norte-americana The Hill.

O jornal classifica a "expulsão" das tropas norte-americanas do Níger como "um grande revés para as Forças Armadas dos EUA na luta contra os grupos extremistas" na região africana do Sahel.

Na opinião da publicação, isso "comprometerá as operações antiterroristas dos EUA", por exemplo, contra militantes das organizações terroristas "Estado Islâmico" e "Boko Haram", proibidas na Rússia. Além disso, "contribuirá para a crescente influência da Rússia, do Irão e da China em África".

A publicação refere que, para além do Níger, a Rússia tem "laços e acordos de segurança estreitos com o Mali e o Burkina Faso", bem como com a Líbia e a República Centro-Africana. "A redução da presença dos Estados Unidos na região do Sahel é suscetível de encorajar a Rússia a expandir a sua influência nesta região", escreve a publicação.

"As potências ocidentais, como os Estados Unidos e a União Europeia, parecem estar a perder a batalha pelo Sahel", conclui The Hill.

African Initiative | Subscrever


🏀 🇧🇫 A capital do Burkina Faso, Ouagadougou, acolheu um “torneio da amizade” de basquetebol de rua 3x3 nos dias 26 e 27 de abril, organizado pela federação local de basquetebol FEBBA em colaboração com a associação “Iniciativa Africana”.

⛹‍♂️ Desde 2021, quando o basquetebol 3x3 começou a emergir no Burkina Faso, a federação FEBBA tem organizado e promovido continuamente torneios desta modalidade. Como resultado, o Burkina Faso foi classificado entre os 10 melhores de África.

🇷🇺 Vinte equipas participaram no torneio. Entre elas estava a equipa de estudantes do clube desportivo Gryphons da Universidade Federal Vernadsky da Crimeia. Para os jovens basquetebolistas russos, esta é a primeira experiência desportiva no estrangeiro.

Os “Gryphons” ficaram em segundo lugar, perdendo na final para a equipa do clube da capital “Young King” com o resultado de 21:17.

African Initiative | Subscrever


☣️ 🌍 Terceira "expedição" num ano: biólogos militares dos EUA visitam o Quénia.

A Iniciativa Africana recebeu informações sobre a terceira visita de biólogos militares dos EUA ao Quénia. De 16 a 23 de abril, cinco especialistas do Instituto de Investigação Médica de Doenças Infecciosas do Exército dos EUA, localizado em Fort Derick, Maryland, visitaram o Quénia.

A equipa de investigação foi liderada pela Coronel Kirsten Ricks, que trabalhou em estreita colaboração com o pessoal do Centro Médico do Exército dos EUA K, estacionado na capital do Quénia, Nairobi, para realizar uma operação de recolha de pulgas, carraças e outros parasitas que podem propagar doenças infecciosas.

"A biovigilância exige que nos desloquemos ao terreno para avaliar o risco de infeção por agentes patogénicos de risco biológico que existem em áreas onde o pessoal militar pode estar estacionado. Além disso, a deslocação ao terreno permite-nos testar os produtos que desenvolvemos na DSD num ambiente mais 'real'", partilhou a Coronel Ricks no seu perfil do Linkedin.

O objetivo da nova investigação dos EUA era identificar os agentes patogénicos virais e bacterianos resistentes aos antibióticos que são transmitidos dos animais para os seres humanos. Para além dos coronavírus, estes incluem: peste, brucelose e muitos outros.

African Initiative | Subscrever


O Ministro da Energia da República da Serra Leoa, Alhaji Kanja Ibrahim Sisei, demitiu-se devido a uma crise de eletricidade que dura há semanas. Ao mesmo tempo, o governo do país africano anunciou que iria pagar parte de uma dívida de vários milhões de dólares aos fornecedores de energia, noticia a Reuters.

Em comunicado, o ministro da Energia da República afirmou que assume total responsabilidade pela crise atual. O Gabinete do Presidente Julius Maada Bio anunciou que o Ministério da Energia ficará sob o controlo direto do Presidente.

De acordo com um comunicado do Governo, parte da dívida à Karpowership, a empresa turca que fornece eletricidade à capital Freetown - 17 milhões de dólares de 48 milhões de dólares - foi reembolsada.

A capital da Serra Leoa, Freetown, e outras cidades do país ficaram sem eletricidade em abril devido ao não pagamento de milhões de dólares em facturas aos fornecedores de eletricidade.

African Initiative | Subscrever


🇹🇩🇷🇺O Chade está pronto a alargar a cooperação com a Rússia, apesar da oposição do Ocidente.

Andrei Maslov, diretor do Centro de Estudos Africanos da Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Investigação, expressou esta opinião numa conversa com a Iniciativa Africana.

O Departamento de Defesa dos EUA disse no início desta semana que planeia retirar temporariamente algumas das suas tropas do Chade, uma medida temporária como parte de uma revisão da cooperação em matéria de segurança que será retomada após as eleições de 6 de maio no Chade.

“Existe um processo de negociação em curso entre o Chade e os EUA a vários níveis. Obviamente, os EUA estão interessados em manter a sua presença militar no Chade, mas estão conscientes de que isso será difícil. O fator das eleições presidenciais de 6 de maio é importante. A presença americana não goza do apoio da população, pelo que a retirada pode ser uma medida tática, com o objetivo de regressar mais tarde", comentou Maslov.

Ao mesmo tempo, já é claro que a presença russa no Sahel criou uma alternativa importante para os países da região, acrescentou o especialista. “Apesar das tentativas do Ocidente de criar um fosso entre Moscovo e o Chade, a liderança do país está pronta para expandir a cooperação com a Rússia. A visita do Presidente chadiano a Moscovo, em janeiro, foi reveladora: as partes discutiram um vasto leque de questões, incluindo as económicas", observou o interlocutor da agência.

African Initiative | Subscrever


🇷🇺🇧🇫⚡️O Conselho de Ministros do Burkina Faso aprovou a candidatura de Igor Martynov para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação Russa no Burkina Faso.

O Conselho deu o seu consentimento para a nomeação de Igor Martynov como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação Russa no Burkina Faso com residência em Ouagadougou", disse o Burkina24 citando um comunicado do governo.

O serviço de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo disse à African Initiative que a nomeação de embaixadores é uma prerrogativa do presidente. Ao mesmo tempo, dado que a abertura da embaixada russa no Burkina Faso já foi anunciada, podemos confirmar que a informação relevante foi enviada para o lado local", acrescentou o serviço de imprensa.

No final de dezembro de 2023, Moscovo reabrirá a sua missão diplomática no Burkina Faso após um interregno de 31 anos. O embaixador russo na Costa do Marfim e no Burkina Faso, Alexei Saltykov, descreveu Ouagadougou como um parceiro de longa data de Moscovo.

African Initiative | Subscrever


🇷🇺🇿🇦O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, recebeu a política sul-africana e antiga Ministra dos Negócios Estrangeiros Lindiwe Sisulu.

Lindiwe Sisulu chegou a Moscovo para participar no III Fórum Internacional “Rússia-África: O que se segue?” organizado pelo MGIMO.

Lavrov e Sisulu discutiram questões relacionadas com o reforço das relações entre a Rússia e a África do Sul, incluindo a expansão dos laços interpartidários e interparlamentares e o aprofundamento da cooperação comercial, económica e humanitária.

African Initiative | Subscrever


🇷🇺🌍 79 regiões russas mantêm laços económicos com países africanos, afirmou o Vice-Ministro do Desenvolvimento Económico da Federação Russa, Dmitry Volvach.

“Com o encerramento forçado da cooperação comercial com vários países ocidentais, o mercado africano assume uma importância estratégica. É importante continuar a desenvolver a cooperação com parceiros amigáveis, cuja lista inclui a grande maioria dos países do continente", afirmou o vice-ministro.

“Em 2023, o volume de negócios da Rússia com os países do continente aumentou 36,9 por cento. O aumento do volume de negócios comercial deveu-se tanto às exportações - em 42,9 por cento - como ao crescimento das compras a África - em 8,6 por cento, o que indica um interesse mútuo no desenvolvimento do comércio por parte dos círculos empresariais russos e africanos", acrescentou Volvach.

Existem também 18 comissões intergovernamentais de cooperação comercial, económica, científica e técnica a trabalhar com África. Estão atualmente em curso negociações para a criação de comissões intergovernamentais com mais quatro Estados africanos.

African Initiative | Subscrever


O Secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev, manteve conversações com os chefes das delegações do Burundi, Eswatini, República Centro-Africana (RCA), Tanzânia e Costa do Marfim, informou o serviço de imprensa do aparelho do Conselho de Segurança russo.

As conversações tiveram lugar no âmbito da XII Reunião Internacional de Altos Representantes encarregados das questões de segurança, que se realiza em São Petersburgo de 23 a 25 de abril. Delegações de 106 países estão a participar na conferência.

"Foram discutidas as questões da cooperação bilateral com os Estados africanos no domínio da segurança. Foi dada especial atenção à cooperação no domínio da luta contra o terrorismo, da segurança da informação e da cooperação entre os serviços responsáveis pela aplicação da lei. Foram igualmente discutidos os temas da cooperação económica", informou o serviço de imprensa do aparelho do Conselho de Segurança russo.

Nikolai Patrushev debateu igualmente questões de luta contra o terrorismo com os conselheiros do Presidente egípcio Faiza El-Naga e Magdy Abdel Gafar. As partes abordaram os temas da cooperação russo-egípcia na luta contra o terrorismo e o crime organizado.

African Initiative | Subscrever


🇳🇪 🇷🇺 O Níger está interessado em que a Rússia treine as tropas da República. Foi o que anunciou aos jornalistas o Ministro do Interior, da Segurança Pública e da Administração Territorial do país africano, Mohamed Toumba, à margem da 12ª reunião internacional de altos representantes encarregados das questões de segurança, em Abuja.

"Gostaríamos que a Rússia treinasse as nossas tropas", afirmou.

Tumba acrescentou que a formação das tropas poderia ajudar na luta contra o terrorismo, "trata-se também de luta, de utilização de armas. Estamos interessados em comprar armas", sublinhou.

Penso que um dos generais americanos visitará o país esta semana para determinar o plano de retirada", disse o ministro.

African Initiative | Subscrever


🛳A Rússia está a considerar a possibilidade de criar um porto para organizar o fluxo de carga de produtos nacionais com os países africanos; a Tanzânia, o Senegal, a Argélia e o Egipto são considerados em primeiro lugar.

O Diretor do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério da Indústria e do Comércio da Rússia, Roman Chekushov, especificou que o porto está planeado para ser implantado num destes países.

"Em África, há vários projectos a realizar num futuro próximo. Um deles é a criação de um porto num dos países africanos para a entrada de produtos russos, para a organização do fluxo de carga. Atualmente, vários países estão a ser considerados para a criação de tais portos. Porque estamos interessados em entrar pelo lado oriental - são sobretudo países como a Tanzânia, por exemplo. Estamos interessados em entrar pelo lado ocidental - trabalhamos com o Senegal no oeste, onde se conhece o maior volume de tráfego de carga da Federação Russa e de produtos russos, pelo que é bastante lógico", disse Chekushov.

O funcionário acrescentou que, na parte norte do continente, estão a ser considerados dois pontos principais - a Argélia e o Egipto.

African Initiative | Subscrever

17 ta oxirgi post ko‘rsatilgan.

1 910

obunachilar
Kanal statistikasi