𝙗𝙞𝙡𝙡𝙚𝙩 𝙙𝙤𝙪𝙭


Гео и язык канала: не указан, не указан
Категория: не указана


https://t.me/+lsDeoZhBfcgzYWEx

Связанные каналы

Гео и язык канала
не указан, не указан
Категория
не указана
Статистика
Фильтр публикаций


Репост из: Hexis Aristokratika
"A raiva pode ser construtiva e dármica. A justa indignação diante de presenciar o sofrimento do inocente leva à ação: Cumpra o seu dever prescrito, pois a ação é melhor do que a inação."

~ Bhagavad Gita


Репост из: 𝙗𝙞𝙡𝙡𝙚𝙩 𝙙𝙤𝙪𝙭
«Oh retrato da morte, oh noite amiga
Por cuja escuridão suspiro há tanto!
Calada testemunha do meu pranto,
Dos meus desgostos secretária antiga!
Pois manda Amor, que a ti somente os diga,
Dá-lhes pio agasalho no teu manto;
Ouve-os, como costumas, ouve, enquanto
Dorme a cruel, que a delirar me obriga:
E vós, oh cortesãos da escuridade,
Fantasmas vagos, mochos piadores,
Inimigos, como eu, da claridade!
Em bandos acudi aos meus clamores;
Quero a vossa medonha sociedade,
Quero fartar meu coração de horrores.»

Manuel Barbosa du Bocage


Covardes


É TÃO DIFÍCIL PERCEBER O BLEFE DO ABISMO?

Nossas melhores e mais serviveis conceptuações estão declinadas; Não atoa que tudo fica mais difícil nos alhures do descobrimento (redescobrimento).
Fora dito: Se alcançásemos uma utopia, não faríamos nada além de comer bolo. Vindo de quê? Comemos bolo em que horas do dia e em que datas? Não conhecemos intimamente o nosso próprio desconforto, quem dirá o nosso conforto... – a prova disso é que indignamo-nos todos os dias com uma variedade irrisória de coisas, e do que nos lembramos, afinal? A indignação não perdura ou dá o que promete, mas se deixa esfriar diante do gosto pelo descanso que cada questão estéril do dia parteja –. Assim simplificar as coisas é quase como uma blasfêmia: rir na roda dos guerreiros sérios dispostos a morrer. Por que os problemas são mesmo seríssimos.
Existem nos dias vários entorpecentes, projetos de vícios; várias promessas sem o engodo paradisíaco (das primeiras e reais promessas) – e assim sem o lavor da virtude, sem o conhecimento do caminho e da dor, porque são todos remexidos nesse ínterim (dos "dias") para que nada nunca mais se conclua –. Como então saberíamos alguma coisa de paraíso?
Não sabemos ao certo se estamos em um porque sujeitamo-nos às rajadas de sentimentos alvoroçados de alívio e de agonia em todo o tempo, e (para o agrado do mal) aceitamos tudo! Nisso se concebe nossa crônica.
E Que mentira... Que arrogância (covardia) é dizer como seríamos ou estaríamos – num tom pessimista – sobre alguma coisa que nunca antes se houvera. Quando foi que comemos bolo todos os dias ou inventamos a guerra de novo por conta do tédio? É tão difícil perceber o blefe do abismo?!

Ass. A.H.


Covardes




Ainda que não existisse um deus como o concebemos, uma moral secularizada seria como uma árvore arrancada da raiz. Estaríamos estancando o inconsciente da consciência e da construção do caráter que seja, e tudo dele (do inconsciente) que quer dizer sobre nós – e é urgente que lhe demos ouvidos.


"Psicologicamente", por assim dizer, o problema da moral é o homem, e não o contrário. Parece uma contradição direta de primeira, se dissermos, em vez disso, que o problema está na percepção e ao mesmo tempo no discernimento do homem acerca das coisas do mundo, o que assombrosamente vem a ser o caso.
Jung faz uma acepção repetitiva e cada vez mais clara do Inconsciente e do Consciente no desfile de sua obra. Deixa claro, em alguns textos mais do que noutros, que algumas reações suscitam aspectos mais selváticos (destrutivos) no inconsciente, que por sua vez, forçam eles mesmos em direção à consciência, que não tem instrumentos de valoração imediatamente eficientes para dar cabo de verdades que o precedem, guiam sua vida e perdurarão enquanto durar o homem como sempre conhecemos – e nos conheceram algumas vezes mais do que em outras.
A moral, pelo seu caráter de "contenção", por sua sensibilidade bárbara, sua ternura sem vergonha, não se dá à consciência desatentamente. Há que se conhecer seus fundamentos.




Репост из: 𝙗𝙞𝙡𝙡𝙚𝙩 𝙙𝙤𝙪𝙭
Carta de Nietzsche, a seu devoto amigo, Peter Gast; Marienbad, 20 de agosto de 1880.

"O que Gast alcançou é bem alcançado, Pois são apenas suas intenções. Amém."

Você é feito de um material mais robusto do que eu e tem o direito de estabelecer para si mesmo ideais mais elevados. De minha parte, sofro terrivelmente quando me falta simpatia; nada pode me compensar, por exemplo, pelo fato de que nos últimos anos eu perdi o interesse amigável de Wagner pelo meu destino. Quantas vezes não sonho com ele, e sempre no espírito de nosso antigo companheirismo íntimo! Nenhuma palavra de raiva foi trocada entre nós, nem mesmo em meus sonhos - pelo contrário, apenas palavras de encorajamento e bom humor, e com ninguém eu ri tanto quanto com ele. Tudo isso agora é coisa do passado - e de que adianta se em muitos aspectos eu estou certo e ele errado? Como se nossa amizade perdida pudesse ser esquecida por causa disso! E pensar que já passei por experiências semelhantes antes, e provavelmente passarei por elas novamente! Eles constituem os sacrifícios mais cruéis que meu caminho na vida e pensamento exigiu de mim - e mesmo agora toda a minha filosofia vacila após uma hora de interlocução simpática, mesmo com estranhos! Parece-me uma tolice insistir em ter razão em detrimento do amor e não poder dar o melhor de si por medo de destruir a simpatia. Hinc meae lacrimae.[68]


Репост из: PHALLVS ERECTVS


"Adivinhando em tudo que dizes
a oculta e íntima razão do peito,
Transponho o horror dos trágicos
miosótis
e vejo-te com um êxtase desfeito."

De Fernando Pessoa


A natureza faz o homem a partir da criança, e a galinha, do ovo; Deus, ao invés, faz o homem antes da criança, e a galinha antes do ovo. A natureza primeiramente aquece e abrasa a acha, e só depois dá origem ao ser do fogo; mas Deus dá, sem tempo, (dá) a cada um em particular tudo que lhe (i. é, ao ser) pertence. Outrossim, Deus dá o Espírito Santo antes dos dons do Espírito Santo.

Do texto: "A nobreza d'alma humana", de Meister Eckhart


Não é que exista tanta coisa que a gente não vá entender, ou qualquer outra romantização da ciência em vista da perda, ou desses amores platõnicos aleijados; é que as aparências (tudo o que conhecemos, afinal) acabaram por não se casar com os nossos significados (que também são nossas expectativas). Até que aprendamos que tal coisa que oferece segurança não é lá tão segura ou tão abarcante, poderemos trocá-la, arrancá-la dela mesma e... tudo o mais.

Ass. A.H.


Não é preciso ir muito longe para ver os horrores do mundo; e não existe dignidade ou "coisa a se considerar" na miséria. Ali (onde) a simplicidade caduca e o desejo de poder imanente do humano se mistura com todas as investidas frustradas: de torná-lo digno. Uma quimera de todas as feiúras.

Ass. A.H.




Os burburinhos das pessoas podem ser de passarinhos também.


Репост из: 𝙗𝙞𝙡𝙡𝙚𝙩 𝙙𝙤𝙪𝙭
Glosando o Mote:

"Morte, juízo, inferno e paraíso".

Em que estado, meu bem, por ti me vejo,
Em que estado infeliz, penoso e duro!
Delido o coração de um fogo impuro,
Meus pesados grilhões adoro e beijo.

Quando te logro mais, mais te desejo;
Quando te encontro mais, mais te procuro;
Quando mo juras mais, menos seguro
Julgo esse doce amor, que adorna o pejo.

Assim passo, assim vivo, assim meus fados Me desarreigam d'alma a paz e o risco, Sendo só meu sustento os meus cuidados;

E, de todo apagada a luz do siso, Esquecem-me (ai de mim!) por teus agrados
Morte, Juízo, Inferno e Paraíso.


– Pôr todas as cartas, ter a atitude crua, planejada não funciona pra mim. Tanto porque não quero te enganar (e se decorar uma fala em vez de ler, é melhor, fazê-lo-ei), como porque não funcionou da primeira vez. Mas se você acredita que uma coisa é certa, e se buscarmos através de várias coisinhas certas chegaremos pelo menos perto de alcancá-la, dessa coisa só nos puxar, que seja! é melhor que qualquer tipo de sedução do mundo – disse entristecido, aliviado.


Acredito que isso aconteça com todo tipo de coisa, e que não sejam os valores tradicionais que decaíram, mas a vontade deles primeiro (os motivos, é mais inteligente discernir depois). Você que qualquer coisa que requeira manutenção e solidez em significação, hoje se acaba funilando por causa de "um passo", uma coisa mais simplificada do processo, standard. A Psicologia é descarada em mostrar isso; você vê superficialmente teorias monumentais sobre as condições e ressaltos da psique e mesmo assim querem resumir tudo em "ouvir" da maneira terapêutica, sem se importar/apaixonar mais pelo que pode dar origem ao processo. Quer dizer, parece que o lema simples do standard é uma chamada para ação de adentrar o processo, mas não é; parece um ponto de descanso e cura – evitando a maneira de repouso superficialmente heraclitiana

Показано 20 последних публикаций.

42

подписчиков
Статистика канала