Apib Oficial


Kanal geosi va tili: ko‘rsatilmagan, ko‘rsatilmagan
Toifa: ko‘rsatilmagan


Canal para compartilhamento dos conteúdos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil no Telegram

Связанные каналы

Kanal geosi va tili
ko‘rsatilmagan, ko‘rsatilmagan
Toifa
ko‘rsatilmagan
Statistika
Postlar filtri




O ministro do STF, Luís Roberto Barroso reafirmou, em decisão nesta quinta-feira, 23, que está vedada a entrada de terceiros em área de povos indígenas isolados durante a pandemia.

O ministro deferiu parcialmente cautelar em ação ingressada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e pelo PT pedindo a suspensão de missões de cunho religioso nessas áreas.

Barroso reforçou que a cautelar proferida no ano passado já impedia o ingresso de quaisquer terceiros em terras de povos indígenas isolados. Ainda assim, ele deferiu parcialmente o pedido para "explicitar" a proibição a essas missões religiosas.

Siga a @apiboficial nas redes sociais e fortaleça a luta dos povos indígenas

#Vidasindigenasimportam
#emergênciaindígena


VITÓRIA INDÍGENA| No dia 09 de agosto desse ano, parentes dos povos Kaingang, Guarani M’bya, Guarani Nhandewa, Tukano e Krahô deram início à retomada da Floresta Metropolitana de Piraquara, em Curitiba, estado do Paraná, espaço este que é território ancestral dos povos indígenas. O diálogo entre as lideranças e o governo do estado vem sendo tentado por parte das lideranças desde 2009, no entanto sem êxito.

Desde que o GENOCIDA assumiu a presidência diz que nenhum centímetro de Terra Indígena será demarcado em sua gestão. Além disso, no últimos meses os direitos indígenas vêm sendo atacados por PLs como 490, que estabelece o marco temporal e o julgamento do território do povo Xokleng, que trata do argumento do marco temporal e tem repercussão geral, pelo que ainda está em julgamento no Supremo Tribunal Federal e já causa diversos prejuízos aos direitos indígenas.

Mas é diante de todos esses ataques do governo GENOCIDA que vemos a força dos encantados agindo. “Nunca achem que é impossível! Tudo é possível para TOPÉ!” - diz o Cacique Kretã, uma das lideranças responsáveis pela retomada da Floresta Metropolitana de Piraquara, que no dia 22 de setembro, após 45 dias de retomada, a Secretária de Meio Ambiente, juntamente com a chefe das Unidades de Conservação do Instituto Água reconheceram e oficializaram o território da retomada ancestral indígena.
Uma vitória com a força dos nossos encantados e das lideranças, na luta pelo território ancestral indígena, nessa luta que é pela vida e para o bem viver dos parentes que estão de volta ao seu território.

Siga a @apiboficial e @arpinsulindigenas e fortaleça a luta do movimento indígena.

#RetomadaIndígena
#LevantePelaTerra
#DemarcaçãoJá




‼️🏹 MÁQUINA DE MOER HISTÓRIA |Além de nocivo, o MARCO TEMPORAL tira a gente da história,reposiciona a gente na história, transforma o bandido em mocinho e transforma o originário em um ser perverso que ocupou e invadiu a terra de outras pessoas.

✊🏾🚩 Saiba mais sobre o Marco Temporal pelo olhar do assessor político da Apib, Marcos Sabaru (@marcossabaru).

📲 Entenda sobre o julgamento que pode definir o futuro dos povos indígenas: https://bit.ly/EntendaJulgamento

#EmergênciaIndígena
#MarcoTemporal
Não




SOBRE CRISE CLIMÁTICA | Choveu granizo na aldeia Teles Pires, do povo Munduruku, localizada no município de Jacareacanga, Pará, na última semana. O fenômeno inédito para a região impactou as lideranças locais, que ficaram surpresas com o ocorrido. Em um momento de muitas negações sobre as mudanças climáticas sentimos no dia a dia todo esse cenário de descaso que nos levará para um futuro sem vida.

Vídeo: Danilo Kirixi Munduruku

#EmergênciaIndígena
#VidasIndígenasImportam


Video oldindan ko‘rish uchun mavjud emas
Telegram'da ko‘rish


🔴⚖️ ESTAMOS AO VIVO| ANÁLISE JURÍDICA |ELOY TERENA

Um paralelo sobre os votos dos ministros Edson Fachin e Nunes Marques no julgamento que pode definir o futuro dos povos indígenas.

📲 ACESSE: https://www.youtube.com/watch?v=DbSjTsU5eKc

#MarcoTemporalNão
#AdvocaciaIndígena
#LutaPelaVida


Repetindo argumentos dos setores mais retrógrados do agronegócio, nesta quarta-feira (15), o ministro Kássio Nunes Marques apresentou seu voto a favor da tese do marco temporal para as demarcações de terras indígenas. Logo após o voto de Nunes Marques, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista e o julgamento foi suspenso, sem data prevista para retorno.

"Ouvindo o voto do ministro Nunes Marques, não vi nada de novo. Vi apenas um ministro repetindo os velhos argumentos dos ruralistas. Pareceu-me um copia e cola, das petições dos fazendeiros. Nunes Marques conhece que o direito indígena é imprescritível, mas aplica o marco temporal, anistiando os crimes perpetrados contra os povos indígenas. Voto Teratológico!”, comenta o coordenador jurídico da Apib, Eloy Terena.

“É um processo doloroso, cansativo, mas assim como a gente acredita em Topé, Nhanderu, temos que continuar acreditando que dali do Supremo saiam os votos necessários para garantir nossos direitos”, afirma Kretã Kaingang, que integra a coordenação da Apib.

Saiba mais: https://bit.ly/NovoAdiamento

#MarcoTemporalNão




Em frente ao STF Cacica Culung Teie, do povo Xokleng faz fala emocionante e reforça que os povos originários não perderam e continuarão em luta contra o Marco Temporal!

O julgamento que decide sobre o futuro das terras indígenas no Brasil acaba de ser adiado mais uma vez. Depois do voto a favor do Marco Temporal pelo ministro Nunes Marques, indicado por Bolsonaro para a corte, o Ministro Alexandre de Moraes pediu vista do processo. Regimentalmente o processo deve ser devolvido no prazo de 30 dias, mas em outros momentos a corte já descumpriu este prazo.

Vídeo: @imatheusalves / @ineditabrasil

#MarcoTemporalNão #TerraIndígenaFica


Video oldindan ko‘rish uchun mavjud emas
Telegram'da ko‘rish


⚖️🔴 ESTAMOS AO VIVO| Julgamento do Caso de Repercussão Geral no STF

📲 ACESSE: https://apiboficial.org/

O STF retoma hoje o julgamento de repercussão geral que pode enterrar a tese ruralista do Marco temporal.
Fortaleça a luta indígena!

#MarcoTemporalNão


⚖️🔴 Hoje o Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento que definirá o futuro das demarcações das terras indígenas em todo país. A sessão está prevista para iniciar às 14h, horário de Brasília. Esta será a sexta sessão seguida em que a Corte debate o tema, desde que a análise do caso começou, em 26/8. Os povos indígenas seguem mobilizados e acompanham o julgamento a partir de Brasília e dos territórios.

🗣🏹 Em nosso site apiboficial.org vamos transmitir o julgamento que contará com comentários ao vivo dos coordenadores jurídicos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Eloy Terena e Samara Pataxó. Ambos participaram das sustentações orais a favor dos povos indígena e contra o Marco Temporal.

✊🏾🚩Lideranças indígenas dos povos Kaingang, Xokleng, Xavante, Terena, Guarani, Tupi Guarani, Tuxá e Guarani Nhandeva irão acompanhar o julgamento em vigília na Praça dos Três Poderes, em Brasília, dando sequência às mobilizações organizadas em todos os territórios.

📲 SAIBA MAIS: https://bit.ly/SequenciaMarcoTemporal

#MarcoTemporalNão
#LutaPelaV
ida




COMUNICAÇÃO INDÍGENA

Destacamos nas mobilizações o protagonismo da juventude indígena na comunicação, jovens de diversos povos que incansavelmente atuaram no acesso à informação e cobertura das ações da Agenda anti - indígena no congresso Nacional.

A etnomídia como ferramenta de luta e resistência, jovens comunicadores indígenas incansavelmente produzidos conteúdos informativos tanto na mobilização nacional Luta Pela Vida e Segunda Marcha das mulheres indígenas.

Foram fotos, vídeos, transmissões, podcasts, cartões, textos, imprensa, redes sociais, sites, tudo feito pela juventude indígena do Brasil.

Ressignificando a notícia de parente para parente.

Siga no Instagram as nossas Etnomídias e fortaleça a luta dos povos indígenas

Siga no Instagram as nossas Etnomídias e fortaleça a luta dos povos indígenas.

@apiboficial
@anmigaorg
@midiaindiaoficial
@midiaguaranimbya
@arpinsulindigenas
@coiabamazonia
@apoinme_brasil
@cons.terena
@atyguasu
@yvyrupa.cgy
@arpin_sudeste
@midiagavião
@midia_terena
@coletivodajekapapeypi
@midianativaon
@midia_xingu_oficial
@etnomidia
@coletivobeture
@cir_conselhoindigenaderoraima
@midianinja
@casaninjaamazonia

#ComunicadoresIndígenas
#etnomídia



18 ta oxirgi post ko‘rsatilgan.

717

obunachilar
Kanal statistikasi