Apib Oficial


Channel's geo and language: not specified, not specified
Category: not specified


Canal para compartilhamento dos conteúdos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil no Telegram

Related channels

Channel's geo and language
not specified, not specified
Category
not specified
Statistics
Posts filter




O ministro do STF, Luís Roberto Barroso reafirmou, em decisão nesta quinta-feira, 23, que está vedada a entrada de terceiros em área de povos indígenas isolados durante a pandemia.

O ministro deferiu parcialmente cautelar em ação ingressada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e pelo PT pedindo a suspensão de missões de cunho religioso nessas áreas.

Barroso reforçou que a cautelar proferida no ano passado já impedia o ingresso de quaisquer terceiros em terras de povos indígenas isolados. Ainda assim, ele deferiu parcialmente o pedido para "explicitar" a proibição a essas missões religiosas.

Siga a @apiboficial nas redes sociais e fortaleça a luta dos povos indígenas

#Vidasindigenasimportam
#emergênciaindígena


VITÓRIA INDÍGENA| No dia 09 de agosto desse ano, parentes dos povos Kaingang, Guarani M’bya, Guarani Nhandewa, Tukano e Krahô deram início à retomada da Floresta Metropolitana de Piraquara, em Curitiba, estado do Paraná, espaço este que é território ancestral dos povos indígenas. O diálogo entre as lideranças e o governo do estado vem sendo tentado por parte das lideranças desde 2009, no entanto sem êxito.

Desde que o GENOCIDA assumiu a presidência diz que nenhum centímetro de Terra Indígena será demarcado em sua gestão. Além disso, no últimos meses os direitos indígenas vêm sendo atacados por PLs como 490, que estabelece o marco temporal e o julgamento do território do povo Xokleng, que trata do argumento do marco temporal e tem repercussão geral, pelo que ainda está em julgamento no Supremo Tribunal Federal e já causa diversos prejuízos aos direitos indígenas.

Mas é diante de todos esses ataques do governo GENOCIDA que vemos a força dos encantados agindo. “Nunca achem que é impossível! Tudo é possível para TOPÉ!” - diz o Cacique Kretã, uma das lideranças responsáveis pela retomada da Floresta Metropolitana de Piraquara, que no dia 22 de setembro, após 45 dias de retomada, a Secretária de Meio Ambiente, juntamente com a chefe das Unidades de Conservação do Instituto Água reconheceram e oficializaram o território da retomada ancestral indígena.
Uma vitória com a força dos nossos encantados e das lideranças, na luta pelo território ancestral indígena, nessa luta que é pela vida e para o bem viver dos parentes que estão de volta ao seu território.

Siga a @apiboficial e @arpinsulindigenas e fortaleça a luta do movimento indígena.

#RetomadaIndígena
#LevantePelaTerra
#DemarcaçãoJá




‼️🏹 MÁQUINA DE MOER HISTÓRIA |Além de nocivo, o MARCO TEMPORAL tira a gente da história,reposiciona a gente na história, transforma o bandido em mocinho e transforma o originário em um ser perverso que ocupou e invadiu a terra de outras pessoas.

✊🏾🚩 Saiba mais sobre o Marco Temporal pelo olhar do assessor político da Apib, Marcos Sabaru (@marcossabaru).

📲 Entenda sobre o julgamento que pode definir o futuro dos povos indígenas: https://bit.ly/EntendaJulgamento

#EmergênciaIndígena
#MarcoTemporal
Não




SOBRE CRISE CLIMÁTICA | Choveu granizo na aldeia Teles Pires, do povo Munduruku, localizada no município de Jacareacanga, Pará, na última semana. O fenômeno inédito para a região impactou as lideranças locais, que ficaram surpresas com o ocorrido. Em um momento de muitas negações sobre as mudanças climáticas sentimos no dia a dia todo esse cenário de descaso que nos levará para um futuro sem vida.

Vídeo: Danilo Kirixi Munduruku

#EmergênciaIndígena
#VidasIndígenasImportam


Video is unavailable for watching
Show in Telegram


🔴⚖️ ESTAMOS AO VIVO| ANÁLISE JURÍDICA |ELOY TERENA

Um paralelo sobre os votos dos ministros Edson Fachin e Nunes Marques no julgamento que pode definir o futuro dos povos indígenas.

📲 ACESSE: https://www.youtube.com/watch?v=DbSjTsU5eKc

#MarcoTemporalNão
#AdvocaciaIndígena
#LutaPelaVida


Repetindo argumentos dos setores mais retrógrados do agronegócio, nesta quarta-feira (15), o ministro Kássio Nunes Marques apresentou seu voto a favor da tese do marco temporal para as demarcações de terras indígenas. Logo após o voto de Nunes Marques, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista e o julgamento foi suspenso, sem data prevista para retorno.

"Ouvindo o voto do ministro Nunes Marques, não vi nada de novo. Vi apenas um ministro repetindo os velhos argumentos dos ruralistas. Pareceu-me um copia e cola, das petições dos fazendeiros. Nunes Marques conhece que o direito indígena é imprescritível, mas aplica o marco temporal, anistiando os crimes perpetrados contra os povos indígenas. Voto Teratológico!”, comenta o coordenador jurídico da Apib, Eloy Terena.

“É um processo doloroso, cansativo, mas assim como a gente acredita em Topé, Nhanderu, temos que continuar acreditando que dali do Supremo saiam os votos necessários para garantir nossos direitos”, afirma Kretã Kaingang, que integra a coordenação da Apib.

Saiba mais: https://bit.ly/NovoAdiamento

#MarcoTemporalNão




Em frente ao STF Cacica Culung Teie, do povo Xokleng faz fala emocionante e reforça que os povos originários não perderam e continuarão em luta contra o Marco Temporal!

O julgamento que decide sobre o futuro das terras indígenas no Brasil acaba de ser adiado mais uma vez. Depois do voto a favor do Marco Temporal pelo ministro Nunes Marques, indicado por Bolsonaro para a corte, o Ministro Alexandre de Moraes pediu vista do processo. Regimentalmente o processo deve ser devolvido no prazo de 30 dias, mas em outros momentos a corte já descumpriu este prazo.

Vídeo: @imatheusalves / @ineditabrasil

#MarcoTemporalNão #TerraIndígenaFica


Video is unavailable for watching
Show in Telegram


⚖️🔴 ESTAMOS AO VIVO| Julgamento do Caso de Repercussão Geral no STF

📲 ACESSE: https://apiboficial.org/

O STF retoma hoje o julgamento de repercussão geral que pode enterrar a tese ruralista do Marco temporal.
Fortaleça a luta indígena!

#MarcoTemporalNão


⚖️🔴 Hoje o Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento que definirá o futuro das demarcações das terras indígenas em todo país. A sessão está prevista para iniciar às 14h, horário de Brasília. Esta será a sexta sessão seguida em que a Corte debate o tema, desde que a análise do caso começou, em 26/8. Os povos indígenas seguem mobilizados e acompanham o julgamento a partir de Brasília e dos territórios.

🗣🏹 Em nosso site apiboficial.org vamos transmitir o julgamento que contará com comentários ao vivo dos coordenadores jurídicos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Eloy Terena e Samara Pataxó. Ambos participaram das sustentações orais a favor dos povos indígena e contra o Marco Temporal.

✊🏾🚩Lideranças indígenas dos povos Kaingang, Xokleng, Xavante, Terena, Guarani, Tupi Guarani, Tuxá e Guarani Nhandeva irão acompanhar o julgamento em vigília na Praça dos Três Poderes, em Brasília, dando sequência às mobilizações organizadas em todos os territórios.

📲 SAIBA MAIS: https://bit.ly/SequenciaMarcoTemporal

#MarcoTemporalNão
#LutaPelaV
ida




COMUNICAÇÃO INDÍGENA

Destacamos nas mobilizações o protagonismo da juventude indígena na comunicação, jovens de diversos povos que incansavelmente atuaram no acesso à informação e cobertura das ações da Agenda anti - indígena no congresso Nacional.

A etnomídia como ferramenta de luta e resistência, jovens comunicadores indígenas incansavelmente produzidos conteúdos informativos tanto na mobilização nacional Luta Pela Vida e Segunda Marcha das mulheres indígenas.

Foram fotos, vídeos, transmissões, podcasts, cartões, textos, imprensa, redes sociais, sites, tudo feito pela juventude indígena do Brasil.

Ressignificando a notícia de parente para parente.

Siga no Instagram as nossas Etnomídias e fortaleça a luta dos povos indígenas

Siga no Instagram as nossas Etnomídias e fortaleça a luta dos povos indígenas.

@apiboficial
@anmigaorg
@midiaindiaoficial
@midiaguaranimbya
@arpinsulindigenas
@coiabamazonia
@apoinme_brasil
@cons.terena
@atyguasu
@yvyrupa.cgy
@arpin_sudeste
@midiagavião
@midia_terena
@coletivodajekapapeypi
@midianativaon
@midia_xingu_oficial
@etnomidia
@coletivobeture
@cir_conselhoindigenaderoraima
@midianinja
@casaninjaamazonia

#ComunicadoresIndígenas
#etnomídia



18 last posts shown.

717

subscribers
Channel statistics